Descrição da Atividade Futsal

Marcar mais golos do que a equipa adversária no final da partida: esta parece ser a única preocupação de dirigentes e o único objetivo de atletas no mundo do desporto profissional. Alcançar resultados é fundamental, afinal, são eles que trazem patrocínios e, consequentemente, dinheiro para os cofres do clube e para os bolsos de atletas e dirigentes.

Esta realidade vem fortalecendo a ideia de que os fins são mais importantes do que os meios. "Vencer não é tudo, é a única coisa". A frase de Vince Lombardi, um conhecido técnico de futebol americano, resume uma mentalidade defendida por muitos no meio do desporto. Para se alcançar uma vitória, tudo é válido.

É preocupante constatar que a ideia do "vencer a qualquer custo" está tão difundida que começa a invadir a prática desportiva dos mais novos.

Ao adotarem a mentalidade do "vencer a qualquer custo", contudo, acabam muitas vezes por afastar do desporto jovens talentos, que não estão preparados para lidar com as pressões do desporto de alto rendimento. Esquecem-se também daquele que deveria ser o objetivo mais nobre do trabalho de formação: produzir jovens atletas que se tornarão vencedores não apenas no desporto, mas também, e principalmente, na vida.

Como mostram pesquisas americanas, menos de três em cada cem jovens que praticam desportos durante a infância e adolescência acabam por se tornar atletas profissionais. A grande maioria acaba por seguir outros rumos. Isto, porém, não significa que a experiência no desporto não tenha sido importante para eles. Afinal, as lições aprendidas em campos, torneios e no convívio com companheiros e treinadores irão acompanhá-los para o resto das suas vidas.

Aprender lições de vida e valores – valores estes que são os pilares fundamentais para a formação de trabalhadores honestos, líderes sensíveis, famílias fortes, pessoas
corretas
e bons pais – é o maior e mais importante dos benefícios trazidos pelo desporto para os seus jovens praticantes.

É exatamente esta mentalidade de formação geral do indivíduo que pretendemos para as nossas equipas. Queremos que os nossos atletas vençam não apenas nos jogos, mas sim nas suas vidas.

“A vitória além do resultado: formar vencedores na vida”

2024. Colégio Integrado Monte Maior, Loures. Todos os direitos reservados